PROMOÇÃO
27-6-2014, Região


Feira, S. João da Madeira e Azeméis sinalizam Caminhos de Santiago


Feira, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis estão a sinalizar o percurso que atravessa os seus territórios em direção a Santiago de Compostela, de acordo com o antigo traçado da peregrinação até ao destino religioso espanhol.




Em S. João e Oliveira, o processo de aplicação da sinalética indicativa desse percurso ainda está a decorrer, mas na Feira, onde no domingo se realiza uma caminhada inaugural entre Arrifana e Nogueira da Regedoura, já foram aplicados cerca de 60 azulejos que indicam aos peregrinos a rota mais tradicional do "Caminho".

"A Câmara Municipal da Feira pretende proporcionar a orientação dos peregrinos em segurança, permitindo-lhes que conheçam e desfrutem da nossa história local, dos nossos atrativos turísticos e da nossa hospitalidade", explica Gil Ferreira, vereador da Cultura.

No percurso para Santiago através desse concelho podem agora distinguir-se cerca de 60 azulejos, que, isolados ou afixados em marcos, traçam uma rota de "17 quilómetros através de sete freguesias": Arrifana, Escapães, S. João de Ver, Fiães, Lourosa, Mozelos e Nogueira da Regedoura.

A nova sinalética indica também quatro postos oficiais para carimbo da chamada "Credencial" do peregrino, o documento que permite aceder a albergues oficiais do Caminho e que, ao evidenciar determinado número de marcas à chegada a Santiago, comprova às entidades religiosas que o percurso foi feito a pé, de bicicleta ou a cavalo - sendo assim merecedor da "Compostela".

Os novos postos de carimbo funcionam no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arrifana, no Posto de Turismo da Feira, no Hotel Pedra Bela e na sede dos Bombeiros de Lourosa, qe agora passam também a disponibilizar desdobráveis com informação útil para a travessia do peregrino e dados de interesse turístico.

Já no caso de Oliveira de Azeméis, a maior parte do Caminho que agora está a ser sinalizado coincide com o antigo eixo viário romano entre Lisboa e Braga. Atravessa as freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca, Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul e Cucujães, numa extensão total de 15,8 quilómetros.

Fonte da autarquia local revela que o processo de colocação da sinalética envolve cerca de 90 azulejos e vem decorrendo em duas etapas: a primeira incidiu sobre as freguesias da área sul do concelho e ficou concluído há cerca de dois meses; a segunda fase abrange a zona norte do município e está agora a ser ultimada.

Entre a freguesia de Cucujães e a de Arrifana, a sinalização compete à Câmara Municipal de S. João da Madeira. Fonte da instituição informa que "já há uma primeira identificação dos locais onde serão aplicadas as marcações" e que grande parte dessas se verificará ao longo das ruas Visconde de S. João da Madeira e Oliveira Júnior.

"Neste momento, procede-se à verificação no terreno quanto à adequação das localizações propostas, assim como à análise da melhor solução técnica a adotar - se afixação em paredes e muros, se a instalação de marcos", acrescenta a mesma fonte. "Concluído esse trabalho, estarão reunidas as condições para a intervenção se concretizar", garante.

AYC // JGJ

Lusa/Fim




+
31-5-2012»  Intercultura – AFS Portugal procura familias de acolhimento
31-5-2012»  Homem faz queixa na GNR e acaba preso
31-5-2012»  João de Deus é o novo treinador da Oliveirense
30-5-2012»  Centro Empresarial e Tecnológico da SANJOTEC, em São João da Madeira, recebeu o projeto coordenado pela Critical Software
25-5-2012»  4ª Etapa da Taça de Portugal de XCM
24-5-2012»  "Imaginarius" está de regresso a Santa Maria da Feira
2-4-2012»  ‘Jesus Cristo Superstar’ pela AMAR de Rio Meão
29-1-2012»  Livros e Leituras
29-1-2012»  Ateliês de Páscoa
29-1-2012»  O misterioso desaparecimento das roupas do sobreiro



+Pesquisa


 




Propriedade: INFORADIO - Comunicacao Social, S.A.
Contribuinte: 502 856 521

Detentores de pelo menos 10% Capital Social:
Albino Ferreira (64%)
Igreja Crista Pentecostal (14%)

Administrador: Albino Ferreira
Diretor de Programas: Albino Ferreira

INFORMEDIA RADIO 106.3






email: informedia2@gmail.com

Todos os direitos reservados, 2017